Fatalmente serei injusta, mas aqui vão as pessoas que foram fundamentais para a existência desta viagem que está sendo construída desde a primeira vez que pisei no Cariri, em 2007.

Meu maior agradecimento é para Maria do Socorro Silva Saldanha, a Côca, ou Coquinha, a quem devo tudo e mais um pouco. Minha mãe cearense, minha guardiã, que me acolheu sempre que precisei, fazendo com que eu me sentisse protegida e cuidada.

Meu maior agradecimento é para Maria do Socorro Silva Saldanha, a Côca, ou Coquinha, a quem devo tudo e mais um pouco. Minha mãe cearense, minha guardiã, que me acolheu sempre que precisei, fazendo com que eu me sentisse protegida e cuidada.

:: Todo meu agradecimento à Ana Maria e José Luiz Albanese, que botaram no mundo uma filha com asas nos pés. Foram eles que me ajudaram financeiramente nesta viagem, que não teve nenhum outro tipo de patrocínio. (Juro que tentei ser econômica!)

:: Ao Pélico, que além de cantar e compor maravilhosamente, sabe dar ótimas broncas. Um dia disse que eu não fazia meu próprio projeto porque me faltava coragem. Tá aqui, ó!

:: Ao Felipe Bayan que, de uma forma meio torta, me fez sair da imobilidade e parar de adiar esta viagem.

:: Ao Samuel Macedo, que teve a sorte ou azar de ser meu primeiro guia, em 2007, formatando meu pensamento sobre a região.

Nas cidades, agradeço:

♥ Assaré:
– Antônio Marcos, proprietário do restaurante Passaré, guia inesperado, que largou tudo o que fazia para rodar 40 quilômetros de moto comigo.

– Francisco Palácio Leite, da Universidade Patativa do Assaré, que administra a Fazenda Alto Canoas e me convidou a acompanhar um grupo de gestores da bacia do Jaguaribe em um café inesquecível na “parede” do açude Canoas.

♥ Crato:
– Édio Callou, o Papa do turismo no Cariri. No Sebrae, realiza milagres. Foi quase um padre confessor das minhas angústias quanto ao projeto e fez tudo o que estava a seu alcance para me ajudar. Se eu seguisse à risca, era só sucesso!

– Verinha Torres, cearense arretada! Largou tudo e mergulhou de cabeça na profissionalização do turismo na região. Não é só uma guia: é a líder da torcida para um Cariri turístico.

– Dane de Jade, me ajudou desde os tempos em que era gerente de cultura no Sesc Ceará. Nesta viagem, já como Secretária de Cultura do Crato, me ofereceu casa, biblioteca e um emprego (que acabei não aceitando). Meus momentos lá no Lameiro, principalmente na Beatos, ONG fundada por ela, foram essenciais neste projeto.

– Ao time do Geopark Araripe: Idalécio Freitas, Juliana Melo, Neto Figueiredo, Alan Bastos e Rafael Soares. Obrigada por todo apoio, que veio com força, mesmo quando muita gente tentou dificultar o trabalho. Este parque existe pela dedicação de vocês.

♥ Exu:
– Ana Ruth Alencar, administradora da Pousada Rio Brígida, que me deu conselhos, bolo de chocolate e indicações de caminhos na cidade.

– Amparo Alencar e suas irmãs, guardiãs dos tesouros históricos das Fazendas Araripe e Caiçara, onde nasceu e cresceu Luiz Gonzaga, por toda atenção e pelo privilégio de ouvir suas histórias na varanda de uma casa tão importante. Foi um dos dias mais marcantes da minha vida.

♥ Juazeiro do Norte
– Cícero Manoel, fabuloso guia do Horto. Sabe tudo sobre Juazeiro do Norte, Padre Cícero, Romarias e o atual trabalho da Igreja Católica em Juazeiro.

♥ Potengi
– Jefferson Bob, o secretário de cultura mais alternativo que conheci (e por isso, aceitei de bom grado toda a incalculável ajuda que deu em minhas duas passagens pela cidade, me guiando e me hospedando na casa de dona Ivete, sua jovem mãe).

♥ Santana do Cariri
– Ao expert dos experts, Ypsilon Félix, que tem em sua cabeça uma enciclopédia sobre Santana do Cariri, Chapada do Araripe e demais histórias da região.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s