Geossítio Colina do Horto - Juazeiro do Norte

Geossítio Colina do Horto – Juazeiro do Norte

O Geopark Araripe é um vasto território que abrange seis cidades do interior do Ceará, mais especificamente de uma região conhecida como Cariri, onde está localizada a Chapada do Araripe.

Criado em 2006, foi o primeiro Geopark das Américas. Faz parte de uma rede mundial, a Global Geopark Networks, projeto com chancela da Unesco (braço da Organização das Nações Unidas, ONU, para a educação, ciência e cultura), que identifica, sinaliza e cuida de áreas essenciais para a história da Terra, com t maiúsculo mesmo, e sua preservação.

Considerado um dos mais completos do mundo, preserva distintas áreas que vão do estudo geológico (há rochas na Chapada que datam de 600 milhões de anos), paleontológico (seus fósseis de dinossauros e pterossauros, em excelente estado de conservação, estão entre os mais estudados do mundo), histórico (a região conta a história da ocupação do interior do país), ambiental (a caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, e na Chapada, se mistura à mata atlântica, dando origem a espécies únicas), religiosa (as romarias ao Padre Cícero movimentam dezenas de milhares de pessoas ao ano) e cultural (o Cariri possui manifestações de cultura popular, artesanato e produção cultural contemporânea riquíssimos. O Crato foi a primeira cidade a ter uma escola municipal de reisado).

SEDE
A porta de entrada para este fabuloso mundo é a sede do Geopark Araripe no Crato. Próxima ao campus Pimenta da Universidade Regional do Cariri, a qual o Geopark é vinculado, nela é possível tanto obter informações a respeito do projeto, quanto detalhes específicos sobre a localização dos geossítios e forma de chegar.
Há sempre um guia turístico de plantão, e ele pode ser contratado por pessoas ou grupos, também com agendamento prévio. (A presença de um guia é essencial para ter autorização de entrar em áreas de preservação ambiental)

Arejada, iluminada, a sede do Geopark Araripe tem ares de aventura e descoberta. Seus funcionários são empolgados com o projeto, e a sensação de aprendizado começa logo ao subir as escadas da simpática construção, feita sob medida para receber o projeto.

Chegue lá!
Sede do Geopark Araripe
Rua Carolino Sucupira, s/n – Pimenta -Crato – CE
Tel (88) 3102-1237
http://www.geoparkararipe.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s